
COVID19 e Povos do Mar
Em 2019 o Brasil sofreu um dos maiores desastres ambientais da sua história deixando milhares de pescadores vulneráveis por toda a costa. Em 2020, quando estavam se recuperando, surge uma grande pandemia global. A crise do coronavírus vem assolando diversas populações do Brasil, sobretudo as comunidades costeiras.
No evento contamos com a presença de:
Cristiano Ramalho - professor universitário da UFPE; Nuala Costa - ex-surfista profissional e líder do movimento feminista Todas para o mar (TPM); Santiago Bernardes - caiçara, biólogo, escritor, pesquisador da Fiocruz em Ubatuba e articulador do Fórum de comunidades tradicionais Angra-Paraty-Ubatuba (FCT) para entender os maiores efeitos do vírus nas esferas sociais, econômicas e ambientais, além de se inteirar sobre as iniciativas que estão sendo realizadas para a mitigação desses impactos.
O evento aconteceu virtualmente, no dia 19 de maio de 2020, às 14 horas, pela plataforma Gotomeeting, adaptável à necessidade de isolamento social.

Perdeu nosso evento?
Clique aqui e assista gravação no Youtube!
Vaquinhas Online de apoio à comunidades vulneráveis
Uma das muitas maneiras que encontramos atualmente neste cenário de crise para ajudar as comunidades mais afetados é por meio da realização de campanhas de arrecadamento de dinheiro, ou outras necessidades, via internet.
Abaixo encontram-se diversos links que levam à contribuições online para diversas comunidades vulneráveis do litoral e interior brasileiro:
Campanha de alimento para as mulheres da baia de Maracaipe-PE.
Fórum de Comunidades Tradicionais Angra/Paraty/Ubatuba.
Campanha de doação para as comunidades pesqueiras do RN.
Campanha comunidade de Graciosa - Taperoá (BA)
Em cada link os projetos são melhores explicados por seus organizadores.